1. IDENTIFICAÇÃO
ANTÔNIO ÁLVARO DE CARVALHO, brasileiro, casado, administrador, natural de Aracaju, nascido em 8 de outubro de 1947, filho primogênito de Josias Carvalho e Helena Garcez Carvalho, funcionário público federal, casado, como esposa Magali Dias de Carvalho, médica especialista em pediatria e três filhos menores, o primeiro: Antônio Álvaro Garcez Dias de Carvalho, com 18 anos, cursando o terceiro ano do segundo grau, o segundo Marcos Antônio Garcez Dias de Carvalho, com 14 anos, cursa a sexta série do primeiro grau, e o terceiro, Fábio Emanuel Garcez Dias de Carvalho, com 13 anos, cursando a quinta série do primeiro grau, residente atualmente na Av. Rotary, 361, bairro Atalaia, tendo um único irmão, José Alberto Garcez Dias de Carvalho, casado, funcionário público estadual, residente em Aracaju.
1.1. DOCUMENTOS LEGAIS DE REGISTRO
Carteira de Identidade: 124.504 – SSP/SERGIPE
Carteira de Trabalho: 17271 – série – 362
Matricula na UFS: 0426237
Conselho Regional de Administradores: 10º Região N. 1033.
Certificado Militar: 134793 – Série A – 6ª R.M.
2. FORMAÇÃO EDUCACIONAL – PERÍODO – 1956 A 1969
2.1.Formação pré-universitária
Os primeiros anos da minha vida, mais especificamente até os nove anos de idade, (1947 a 1956) foram vividos no interior do Estado, no Município de Salgado, onde iniciei minha alfabetização com minha genitora, pois no município o nível de qualificação das professoras, àquela época, não era satisfatório, e sendo ela detentora de maior nível de instrução, transferiu-me conhecimentos equivalentes ao segundo ano Primário. Para não prejudicar meu desenvolvimento educacional e ser o curso primário reconhecido por órgãos competentes, meus pais matricularam-me em Aracaju, no Colégio Jackson de Figueiredo, na condição de interno, onde, após prestar exames de conhecimentos e entrevista, ingressei no segundo ano primário, permanecendo, no mesmo, por um período de seis anos (1957 a 1963), dos quais dois em regime de internato e os quatro posteriores na condição de semi-internato, transferindo-me no ano de 1964 para o Colégio Estadual de Sergipe onde concluí o Curso Ginasial. (Doc. 01 – Certificado ginasial).
Após conclusão desse, prestei exame de seleção para ingressar no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte – MG, tendo cursado o primeiro ano científico, e concluído este curso no ano de 1967, no Colégio Afonso Celso em BH. (Doc. 02 – Certificado Científico). Nesse período participei pela primeira vez de um seminário de nível acadêmico, de Parapsicologia, (Doc. 03 – Certificado) realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, durante os dias 10 a 30 de setembro de 1967.
Por problemas de ordem familiar, não participei do concurso Vestibular naquele Estado, retornando a Aracaju, onde trabalhei por dois anos, como funcionário público, no Instituto de Previdência do Estado de Sergipe – IPES. Como tinha objetivo definido, o de obter um título em curso de nível superior, em uma área bastante nova, à época, mais especificamente em Administração de Empresas, pedi demissão do emprego do Estado, desloquei-me para Brasília – DF, onde fixei residência durante o período de 1969 a 1973, ingressando na UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASÍLIA – UnB, 1970, onde realizei o passo introdutório da minha vida profissional concluindo o curso universitário Bacharelado em Administração com habilitação Pública e de Empresa, em 1973.
2.2. FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO PERÍODO – 1970 A 1973.
ATIVIDADES CURRICULARES
Ao ingressar na Universidade de Brasília – UnB, no ano de 1970, na área de Ciências Humanas, defini como primeira opção o curso de Administração, matriculando-me nas disciplinas do ciclo básico do referido curso, ao tempo em que já participava de uma seleção para representar a Universidade no primeiro seminário de “ESTUDOS INTEGRADOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS”, realizado na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, patrocinado pela Embaixada Americana, e aprovado, participei do referido seminário, no período de 11 a 15 de maio de 1970 (Doc. 04 – Certificado).
Durante a realização do curso, como a universidade tinha sido a primeira a adotar o sistema de crédito, tive a oportunidade de cursar disciplinas de outras áreas do conhecimento, as quais foram bastante úteis para o enriquecimento da minha formação acadêmica (disciplinas – Cálculo I, II e III, Desenho Técnico, Geologia Geral, Biologia, Cálculo Numérico, Química Geral, etc.) (Doc. 05 – Histórico). No decorrer do segundo semestre do ano de 1970, o Governo do Estado de Sergipe estava implantando, através do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Sergipe – CONDESE, um programa de bolsa de estudo-trabalho, visando formar profissionais de nível superior na área de Administração Pública, objetivando melhorar o desempenho de órgãos do Estado. Tomando conhecimento desse programa, solicitei aos dirigentes, a época, uma bolsa e tive a felicidade de ser atendido, ficando a partir daquele momento vinculado ao Governo do Estado para ingressar nos órgãos públicos estaduais a fim de retribuir, com meu trabalho profissional, a concessão da bolsa, durante dois anos consecutivos, sob pena de, não cumprindo esse compromisso, termos de reembolsar o Estado todos os recursos recebidos durante a realização do curso em parcela única.
DISCIPLINAS CURSADAS
ANO – 1970
DISCIPLINAS | MENÇÕES | ESPECIFICAÇÕES | EQUIV. NUMÉRICA |
Int. à Física | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Cálculo I | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Int. à Economia | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Hist. da Imprensa | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Int. à Ciên. Política | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
ANO – 1971
Geologia Geral | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Desenho Técnico | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Cálculo II | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Int. Met. Científica | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Geometria Descritiva | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Int. à Administrativa | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Chefia e Liderança | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Cálculo III | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Cálculo Numérico | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Química Geral | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Contabilidade | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Organ. Industrial | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
ANO – 1972
Economia Brasileira | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Organização e Métodos | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Orçamento | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Psicol. Apli. à Adm. | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Teor. Geral de Adm. | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Adm. Brasileira | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Adm. Municipal | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Inst. do Direito Púb. Priv. | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Tele rádio Difusão | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
ANO – 1973
Int. à Sociologia | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Soc. Aplic. à Adm. | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Met. e Proc. Adm. | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Adm. Recursos Hum. | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Adm. Recursos Mat. | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Legislação Social | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Direito Adm. I | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Est. Probl. Brasileiros | MM | Médio | 5,0 a 6,9 |
Finanças Públicas | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
Mercadologia | MS | Médio Superior | 7,0 a 8,9 |
Estágio Obrigatório | SS | Superior | 9,0 a 10,0 |
MÉDIA GERAL ACUMULADA – MS – MÉDIO SUPERIOR 7,0 a 8,9 |
No decorrer do curso de Graduação, procurei sempre que possível participar da vida acadêmica em todos os seus aspectos, concorrendo em seleção interna para monitor, para representar a Universidade de Brasília em outras instituições, participei do processo eleitoral acadêmico, como candidato a representar os colegas nos órgãos colegiados do Departamento e da Faculdade, tendo sido eleito e exercido o mandato condignamente, além de integrar a equipe de entrevistador de uma pesquisa muito importante realizada pela Universidade de Brasília nesse período.
Tendo consciência de que, para fazer um bom curso de graduação, tinha que adquirir uma boa formação teórica com conhecimentos diversificados, busquei sempre que possível cursar disciplinas de outras áreas do conhecimento humano, diferentes das do curso em que estava regularmente matriculado, mais especificamente na área de ciências exatas, conforme já demonstrado anteriormente quando da apresentação da relação das disciplinas cursadas, apresentadas no item anterior ao presente Memorial.
Visando complementar ainda mais minha experiência acadêmica e me familiarizar nas atividades que iria exercer como profissional, participei sempre em enriquecimento com experiências praticas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, pois, naquela época, sendo o curso de graduação em praticidade na aplicação das técnicas administrativas, sob pena de não se abrir espaços nas organizações para o exercício da profissão, pois os profissionais que geriam as organizações nesse período eram, na sua grande maioria, engenheiros economistas, contadores e advogados.
Nessa época tive a oportunidade de, como estagiário, na companhia de Telecomunicações de Brasília, elaborar e implantar normas e rotinas de procedimentos administrativos para a Superintendência de Suprimentos e Serviços na Gerência de Serviços Gerais, já adotando conceitos teóricos modernos na área de organização e métodos, onde tive a oportunidade de, pela primeira vez, sugerir mudança em uma estrutura orgânica de uma instituição, o que foi motivo de satisfação pessoal, pois foi naquele momento que senti a importância dos conhecimentos teóricos adquiridos, porque foi através deles que consegui convencer a Diretoria da empresa a adotas as mudanças sugeridas. Já no Ministério Minas e Energia, na Divisão de Segurança e Informações, elaborei e implantei normas na área de comunicação e arquivo. Essas experiências foram de grande valia para minha vida profissional, pois foi através desses pequenos trabalhos que pude verificar a importância do Consultor na organização, e da figura do Professor como orientador na elaboração desses trabalhos.
A seguir, relacionei os eventos e declarações dos trabalhos que participei durante o período acima relatado:
Representante oficial da Universidade de Brasília, no primeiro Seminário de ‘ESTUDOS INTEGRADOS SOBRE RECURSOS HUMANOS’, realizado pela Embaixada Americana no Rio de Janeiro 1970. (Doc. 06 – Declaração).
Elaboração de um programa na linguagem ‘CÁLCULO NUMÉRICO’ Métodos de Gauss, tendo obtido a maior menção concedida pelo professor da disciplina naquela época, 1971. (Doc. 07 – Declaração).
Participei de pesquisa realizada pela Universidade de Brasília – ‘O PROCESSO MIGRATÓRIO PARA O DISTRITO FEDERAL’ – como entrevistador, realizado no período de junho a setembro do ano de 1971. (Doc. 08 – Ofício).
‘MONITOR’ da disciplina Introdução à Administração, aprovado em seleção realizada pelo Departamento de Administração – UnB, em setembro de 1971, e exercido as funções durante o ano de 1972. (Doc. 09 – Declaração).
Seminário de ‘CONTROLE ORÇAMENTÁRIO’, realizado pelo Departamento Regional do SENAC, no período de 7 a 11 de fevereiro de 1972. (Doc. 10 – Certificado).
‘REPRESENTANTE ESTUDANTIL’, junto ao Departamento de Administração, eleito pelos estudantes do curso de Administração para o período de 1973. (Doc. 11 – Ato).
‘REPRESENTANTE ESTUDANTIL’, eleito pelos estudantes do curso de Administração junto à Congregação de Carreira da Faculdade de Estudos Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília, período 1973. (Doc. 12 – Ato).
Indicado pelo Departamento de Administração para ‘ESTAGIO’ no Ministério das Minas e Energias, na Divisão de Segurança e Informações, durante o período de 15 de agosto a 15 de dezembro de 1973. (Doc. 13 – Declaração).
‘ESTÁGIO’ na Companhia de Telecomunicações de Brasília – COTELB – na Superintendência de Suprimentos e Serviços, durante o período de 22 de março de 1973 a 21 de março de 1974. (Doc. 14 – Declaração).
Participação na elaboração dos documentos formais (estatutos, regimento interno, estrutura organizacional) para criação de uma Universidade Tecnológica a ser instalada em São Luís – MA. (Doc. 15 – Declaração).
Elaboração de relatório contendo análise e sugestões para criação de um órgão na Companhia de Telecomunicações de Brasília, Gerência de Bens e Patrimoniais. (Doc. 16 – Relatório).
2.3. FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA APÓS GRADUAÇÃO 1974 a 1996
CURSOS DE EXTENSÃO, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E ESTÁGIOS
Ao concluir o curso de graduação, em dezembro de 1973, retornei para Aracaju e como participava do programa de bolsista do Governo do Estado, através do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CONDESE), apresentei-me ao referido órgão com o objetivo de saldar o compromisso com o Estado, participando já agora com conhecimentos específicos e formação universitária na área da administração pública, tendo nessa oportunidade rejeitado oferta de emprego em órgãos públicos na capital federal, pois naquela época a formação profissional no curso de Administração já era considerada de grande importância no sistema gerencial das instituições federais, o que ainda não ocorria em Aracaju, onde o profissional valorizado para gerir atividades burocráticas, principalmente nos órgãos públicos do nosso Estado, eram os economistas, contadores, advogados e engenheiros, fato por mim comprovado na prática, pois ao encaminhar meu currículo para os órgãos da administração estadual em Sergipe, todos foram unânimes em responder ao CONDESE a não necessidade de contratação daquele tipo de profissional: em primeiro lugar, por esses profissionais não terem conhecimento a respeito do conteúdo teórico do curso de Administração, e em segundo lugar, por ser uma profissão que iniciava a ocupação de novos espaços no mercado de trabalho, sendo portanto ameaçadora para outras profissões privilegiadas no mercado local naquele momento.
Nessa ocasião, o dirigente do órgão coordenador dos bolsistas liberou-nos para procurar emprego em órgãos federais e na iniciativa privada, desde que localizados no Estado de Sergipe, sob pena de ter que reembolsar ao Estado os recursos recebidos durante a realização do curso. Sendo, naquela época, instalado o curso de Administração de Empresas na Faculdade Tiradentes, fui convidado pelo seu Dirigente a integrar os quadros daquela instituição, como Administrador, para exercer atividades típicas na área organizacional, mais especificamente no preparo de documentos formais da estrutura orgânica (estatutos, regimento interno e preparo de documentação de reconhecimento pelo Ministério de Educação e Cultura do curso de Administração) da referida Faculdade, sendo, portanto meu primeiro emprego como profissional. Após alguns meses de experiência atuando na área burocrática como Administrador de instituição de ensino, pude verificar que não era aquele o meu objetivo de vida profissional, pois além da instituição ter uma atividade altamente rotineira, o estilo gerencial adotado pelos seus proprietários era bastante familiar, não sendo possível, na época, implementar mecanismos administrativos modernos no processo decisório.
Solicitei desligamento das funções de Administrador, permanecendo por mais alguns meses somente como professor, atividade essa, em que tive a oportunidade de ser gradativamente conhecido e reconhecido como profissional da área, ao tempo em que ia convencendo os dirigentes através de trabalhos práticos nas empresas com a participação de alunos, sobre a importância da profissão nas atividades organizacionais, fato comprovado na prática, quando fui convidado, pela diretoria da Empresa de Telecomunicações de Sergipe – TELERGIPE, a apresentar currículo e participar de uma entrevista visando ingressar na Empresa no cargo de Administrador, tendo em vista que se estava incorporando o acervo da antiga rede telefônica do estado, à recém-criada empresa de economia Mista, TELERGIPE, cujas orientações gerenciais partiam da Empresa Brasileira de Telecomunicações – TELEBRÁS, empresa criada especificamente para sistematizar e organizar as empresas de Telecomunicações dos Estados, onde já se iniciava a exigência de que o ingresso de funcionários se fizesse da maneira mais profissional possível, selecionando de preferência pessoas para preencher os cargos com a formação adequada para cada cargo. Esse foi o motivo fundamental para receber o referido convite, pois na época além de o número de profissionais com formação em Administração ser bastante reduzido, a TELEBRÁS exigia a contratação de Administradores para formar os quadros técnicos em suas afiliadas, nas capitais dos Estados, modificando os estilos gerenciais existentes na época, contratando profissionais específicos por área de atuação, com a finalidade de modificar o comportamento gerencial estabelecido nas organizações naquele instante da história, cujo fundamento principal de seus dirigentes era de exploração financeira e política, deixando a qualidade na prestação dos serviços à comunidade em segundo plano. Tendo participado, em Brasília, como estagiário na Telecomunicação de Brasília – COTELB, apresentei meu currículo para a Diretoria da referida empresa – Telergipe, a qual após consulta a COTELB sobre o meu desempenho funcional como estagiário e estudante. Era comum nos órgãos de segurança emitirem pareceres para o ingresso nas instituições pertencentes aos órgãos federais.
Após percorrer os procedimentos já mencionados, ingressei na empresa como Administrador, sendo, portanto meu segundo emprego como profissional, ficando a partir daquele momento, liberado de qualquer compromisso com o Estado, pois passei a desenvolver minhas atividades no próprio Estado.
Procurando manter e ampliar os conhecimentos profissionais, participei na medida do possível de seminários, cursos, jornadas, encontros e outras formas de transferência de conhecimentos técnicos, conforme documentos a seguir relacionados com suas respectivas declarações:
Congresso Brasileiro de Telecomunicações, realizado pela TELEBRÁS, em Brasília, no período de 1 a 6 de março de 1974, tendo participado nesse mesmo congresso, dos seminários sobre Tecnologia instrucional. (Doc. 17 – Anais).
Seminário sobre ‘CONTROLE DE AÇÕES’, realizado pela TELEBRÁS em Salvador – BA, no período de 23 a 26 de junho de 1975. (Doc. 18 – Anais).
Seminário sobre ‘ADMINSITRAÇÃO HOSPITALAR’, realizado pelo SENAC em Aracaju no período de 29 a 30 de outubro de 1976. (Doc. 19 – Certificado).
Jornada de ‘ESTUDOS SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA’, realizada pela Universidade Federal de Sergipe, no período de 13 de agosto de 1976. (Doc. 20 – Certificado).
Curso de ‘PLANEJAMENTO UNIVERSITÁRIO’, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura – Departamento de Assuntos Universitários – em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe, no período de 16 a 28 de maio de 1977. (Doc. 21 – Certificado).
II ENCONTRO TÉCNICO PEDAGÓGICO, realizado pelo SENAC, em Aracaju no período odo de 29 a 30 de outubro de 1977. (Doc. 22 – Certificado).
Seminário sobre ‘DESENVOLVIMENTO GERENCIAL’ realizado no pelo Centro Interamericano de Desenvolvimento, em Aracaju, no período de 6 a 9 de outubro de 1997. (Doc. 23 – Certificado).
‘ESTÁGIO’ na Secretaria de Planejamento da Presidência da República, na Secretaria de Modernização Administrativa – SEMOR – em Brasília, no período de 10 a 14 de março de 1977. (Doc. 24 – Declaração).
‘XXVI REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS’, realizada no período de 25 a 27 de janeiro de 1978. (Doc. 25 – Certificado).
II SEMINÁRIO NACIONAL DE GERENTES DE RECURSOS HUMANOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, realizado pelo Ministério de Educação e Universidade Federal da Paraíba – PB, em João Pessoa, no período de 12 a 16 de fevereiro de 1979. (Doc. 26 – Certificado).
Seminário ‘LATINO – AMERICANO SOBRE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA’, realizado pelo Ministério da Educação e Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, no período de 04 a 09 de fevereiro de 1980. (Doc. 27 – Certificado).
Treinamento de Monitores para o programa de ‘RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO’, realizado pelo Ministério de Educação e Cultura – Secretaria do Ensino Superior, em Brasília, no período de 09 a 13 de dezembro de 1980. (Doc. 28 – Certificado).
WORKSHOP, para ‘CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES E ESPECIALISTAS’, em elaboração de PLANOS ESTADUAIS DE GOVERNO realizado pela secretaria de Planejamento da Presidência da República – Instituto de Planejamento Econômico e Social – IPEA em Brasília, no período de 16 a 25 de fevereiro de 1987. (Doc. 29 – Certificado).
Seminário sobre ‘RELAÇÕES SINDICAIS E TRABALHISTAS ‘, realizado pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho em Aracaju, no período de 05 a 06 de junho de 1990. (Doc. 30 – Certificado).
Curso ‘GESTÃO DE QUALIDADE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO’, realizado pela Ética Consultores Associados Ltda, em Aracaju, no período de 29 a 30 de Setembro de 1995. (Doc. 31 – Certificado).
PÓS – GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO
Após três anos, no exercício da profissão, já se delineava em minha vida profissional a carreira do Magistério e a de Consultor Autônomo, já participava como docente na Universidade Federal de Sergipe e prestava serviços de consultorias em órgãos públicos, conforme adiante demonstrado no item ‘Consultoria’ relacionado no presente Memorial.
A Universidade Federal de Sergipe, sendo convidada a participar de um programa levado a efeito pelo Ministério da Educação e Cultura, ou seja através da CAPES, de um curso de especialização para professores na área de Administração a ser realizado na Universidade de Brasília – UnB, indicou meu nome para participar do referido curso como representante da instituição, o que para mim foi motivo de muita satisfação, pois iria retornar ao convívio, mais uma vez, de professores que já conhecia e com quem poderia enriquecer meu conhecimento, na instituição em que havia feito minha graduação. Após concluir o referido curso, ao me apresentar à UFS, fui convidado a participar da Administração universitária como assessor do Reitor, cuja responsabilidade seria a de coordenar toda a reforma Administrativa da UFS, o que ocorreu nos anos seguintes e que será relatado mais adiante no item ‘Experiência Profissional’. A seguir, documento comprobatório do referido curso.
Curso de Pós-Graduação a nível de Especialização, realizado pela Universidade de Brasília, patrocinado pela CAPES, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, visando melhorar a formação didática de professores universitários, em Brasília, no período de 04 de janeiro a 28 de março de 1977. (Doc. 32 – Declaração).
Decorridos alguns anos, exercendo exclusivamente atividades como Administrador profissional, desenvolvendo trabalhos típicos de organização e reorganização em instituições públicas e privadas como consultor independente e atuando também nesse período na área acadêmica como professor, tive a oportunidade de transmitir aos alunos conhecimentos teóricos de disciplinas especificas, com a experiência pratica adquirida durante elaboração e implantação de serviços sendo exigida aplicação de técnicas modernas das ciências administrativas (planos de classificação de Cargos e Salários, diagnósticos organizacionais, estruturação administrativa etc.).
Estando sempre preocupado em adquirir experiência prática no exercício da profissão e considerando que o deslocamento para fora do país a fim de realizar curso de Pós-graduação no nível de mestrado, torna-se um esforço quase sobre-humano, principalmente quando já temos situação familiar e financeira relativamente organizada, pois remuneração paga pelas instituições educacionais brasileiras, para custear os estudos durante a realização do curso e após a conclusão do mesmo, não é estimuladora para que o profissional desorganize sua vida por tão pouco benefício.
Aliado a esses argumentos há um dos que considero também bastante forte para justificar a minha não participação até o ano de 1995 nesses referidos cursos, que foi não ter condições financeiras para me dedicar com afinco a essas atividades, o que não ocorre no momento atual, pois me sinto mais seguro no aspecto financeiro e emocional motivado para fazer, tanto o curso de Mestrado como o de Doutorado. Prova inconteste desta minha decisão é que, durante o ano de 1995, já iniciei esta nova fase da minha vida, isto é, voltar a estudar, a fim de poder aliar os conhecimentos adquiridos até a presente data, através de aplicações práticas, ajustando meu conhecimento a novas técnicas gerenciais atualmente utilizadas no mundo empresarial, onde os sistemas de informações influenciam, cada vez mais, no processo decisório das organizações, modificando radicalmente os estilos gerenciais existentes, pois o foco do sucesso organizacional no momento é a satisfação do cliente e não mais influenciar o consumidor pra adquirir o produto.
Isso só se implanta com eficiência e eficácia se os profissionais em Administração e dirigentes em geral adquirirem conhecimentos cada vez mais específicos na área de Informática, pois é através da utilização desses instrumentos que as decisões são tomadas rapidamente com um grau de certeza bem mais do que nos processos manualizados. Nesse sentido já dei início ao programa de atualização de meus conhecimentos. A seguir anexo documento comprobatório da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da conclusão dos créditos do Mestrado.
Curso de Pós-Graduação a nível de Mestrado em Engenharia da Produção, realizado na Universidade Federal da Bahia, no período de janeiro a dezembro de 1995, estando no momento desenvolvendo trabalho de tese. (Doc. 33 – Declaração).