Após conhecer o Professor Antônio Rocha Santos, competente Economista, que atuou também durante o período da Implantação do Campus da Universidade Federal de Sergipe e foi nomeado logo em seguida como Presidente da Codise (Companhia de desenvolvimento Industrial de Recursos Minerais de Sergipe), Fui por ele contratado como Consultor na área de Administração para elaborar o Plano de Classificação de Cargos incluindo uma Pesquisa Salarial e Revisão dos Estatutos constitui uma comissão de funcionários da própria empresa, que queriam participar da elaboração e implantação dos documentos acima referidos.
Ao concluir o trabalho e ao levá-lo ao Governador do Estado para aprovação, que na época passava pelo clivo do procurador Antônio Carlos brito, esse fez a análise e me convocou para discutir a metodologia que eu tinha adotado, bem como elogiar pela qualidade técnica do documento, visto que, até aquela época não existia nenhuma pesquisa salarial e nenhuma metodologia de avaliação de cargos no estado de Sergipe. O plano de cargo foi aprovado e implantado permanecendo em funcionamento durante muitos anos.
Fato pitoresco
Como o professor Rocha havia chegado dos E.U.A. (Estados Unidos da América) onde passou três anos fazendo curso em sua área profissional e convivendo com consultores, cuja avaliação para pagamento se dava pelo simples fato de, qualquer conversa a respeito do trabalho em qualquer lugar, era registrado como hora trabalhada, com remuneração referente ao tempo gasto.
Para a minha surpresa o Professor Rocha me convocou para ir a casa dele num final de semana, mais especificamente num dia de sábado, assim que dei bom dia fui convidado a entrar e assinar uma folha de presença, já preparada por ele que continha a hora de chegada e saída, esse fato foi para mim motivo de grande surpresa, pois essa cultura não existe no Brasil, fui remunerado pelas 4 horas de conversa que tive com ele, outro fato interessante que vale destacar foi que os diretores da empresa eram indicados pelo Governador e o Professor Rocha, mentalmente mais qualificado do que os demais diretores, me pediu uma sugestão de como poderia gerenciar a empresa em determinados assuntos relacionados com outra diretoria e que ele não confiava.
Foi ai que sugeri as mudanças nas competências do Estatuto e a seguinte colocação nas atribuições dos diretores “Avocar para si toda e qualquer atribuição dos demais diretores”.
Aprovado esse dispositivo, ele gerenciou a empresa com competência, isolando quando era conveniente, um dos diretores. Por essa pequena sugestão e por não estar no contrato, cobrei uma pequena consulta, tendo em vista que passei três dias pensando em como faria isso.
Confira no link abaixo o documento na íntegra:
- CODISE - Plano de Classificação de Cargos e Salários Vol. 1