Ao retornar de Brasília recém formado em Administração pela UnB fui procurado pelo Professor Uchôa que me informou sobre o funcionamento do Curso Técnico de Administração - Nível Superior - autorizado pelo Conselho Federal de Educação e da necessidade de ter professores formados na área, para lecionar disciplinas privativas do referido curso. Convidou-me então, o Professor Uchôa para assinar contrato como Administrador com o objetivo de integrar o corpo docente da Faculdade, utilizando meu currículo para preparar o reconhecimento do curso.
Uma das primeiras missões foi analisar o currículo do curso de Administração, e iniciar o processo de reconhecimento do curso.
Por formatar o processo a ser encaminhado ao Conselho Federal de Educação, era necessário que disciplinas típicas do curso, fossem lecionadas por profissionais que tivesse em seu currículo disciplinas especificas do curso, pois sem estes requisitos o Conselho não aprovava e reconhecia o curso.
Foi aí então que enviei meu currículo para o Conselho Federal de Educação solicitando autorização para lecionar as disciplinas: Introdução a Administração; Administração de Recursos Humanos e Organização de Empresas e tive meu nome aprovado. Doc. 35 - Pareceres.
Fato pitoresco
Assim que iniciei as aulas da disciplina de Introdução a Administração, adotei uma metodologia que já era corriqueira na UNB, dividir a sala em grupos para discutir unidades da referida disciplina complementando a avaliação dos alunos com prova escrita, onde atribuía peso as notas dos trabalhos em grupo e as provas individuais. Fiquei bastante empolgado em verificar que os alunos transmitiam felicidade e entusiasmo durante as discussões do grupo de trabalho e com as pesquisas que faziam individualmente extra classe.
Em um determinado dia fui convocado pelo Diretor da escola para apresentar a justificativa daquela metodologia que estava utilizando. Colocar os alunos para pensar em grupo, pois os professores do Departamento foram reclamar que eu estava enrolando e não dava aula. Visto que, eu não tinha fichas amarelas elaboradas pelos mesmos durante o século passado e repetida toda aula, isso para mim foi um choque muito grande, pois nessa discussão identifiquei que os professores de matemática passavam os mesmos exercícios há 4 anos esse foi um fato que me marcou muito, porque na UnB eu havia cursado as disciplinas de matemática sem ter aula expositiva do professor, só ia fazer prova. Estudava sozinho em casa e na biblioteca.
A prova esta nesse relato de como é difícil implantar inovações na cabeça de coroados que ao invés de massa encefálica tem aquela substância que tem na cabeça dos camarões. merda!
Quer saber mais? Acesse:
Professor do Curso de Administração da Unit nas disciplinas:
- Introdução à Administração no período de 1974 a 1975 - DOC. 34
- Administração de Recursos Humanos no período de 1974 a 1975 - DOC. 34